Saruê cria 'toca' em árvore de quintal e é resgatado no litoral de SP; VÍDEO
22/11/2024
Segundo o morador da casa, os cães localizaram o esconderijo do marsupial. Ele foi solto em uma área de proteção ambiental em Guarujá (SP). Saruê é resgatado do interior de árvore no litoral de SP
Um gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), também conhecido como saruê, foi resgatado dentro de uma árvore em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um vídeo, obtido pelo g1, mostra o Grupamento de Defesa Ambiental soltando o animal na natureza (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A árvore onde o saruê foi encontrado fica no quintal de uma casa, na Rua dos Coqueiros, no bairro do Pernambuco. A equipe recebeu o chamado de um morador do imóvel, na manhã de segunda-feira (18), para o resgate do marsupial.
Saruê foi solto em Área de Proteção Ambiental em Guarujá (SP)
GCM Ambiental de Guarujá/Divulgação
Segundo a corporação, o morador contou já ter visto o animal "perambulando" pela casa, por meio das câmeras de segurança. Naquela manhã, porém, notou os cachorros dele latindo para uma árvore no jardim, e descobriu a toca do saruê.
Com receio de os cães ferirem o animal, o morador acionou o Grupamento de Defesa Ambiental para recolhê-lo. Ao chegar lá, a equipe constatou que o saruê havia feito uma toca entre um conglomerado de raízes. O animal tentou correr pelo jardim, mas foi capturado.
O jovem saruê, que era saudável e não tinha ferimentos, foi levado para a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, onde foi solto longe da área urbana. De acordo com a corporação, isso aumentará as chances de sobrevivência do animal.
Animal foi encontrado em quintal de casa e solto na natureza, sem ferimentos
GCM Ambiental de Guarujá/Divulgação
O que é um saruê?
O saruê é um marsupial, uma classe de mamíferos que tem uma espécie de bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.
Sob forte estresse, o animal pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. Com a redução das áreas de Cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. Apesar disso, ele não deve ser criado como animal doméstico.
O saruê é um importante agente disseminador de sementes, ajudando a recuperar ambientes degradados na natureza. Além disso, é um aliado contra a doença do carrapato. Um único indivíduo pode eliminar aproximadamente de 4 mil carrapatos por semana.
Saruê saudável e sem ferimentos foi solto na natureza no litoral de SP
GCM Ambiental de Guarujá/Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos