Piscina com água esverdeada e peixes dentro gera reclamação no litoral de SP: 'Não é aquário'; VÍDEO
22/11/2024
Vizinha, que não quis se identificar, contou que mesmo após reclamações a Prefeitura de São Vicente (SP) não fez nada. Piscina com água esverdeada e peixes dentro gera reclamação em São Vicente (SP)
Arquivo Pessoal
Uma piscina em estado de abandono, com água esverdeada e suja, está causando problemas para moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo. Uma moradora, que preferiu não se identificar, contou que o proprietário do imóvel colocou peixes na água, o que gerou diversas reclamações à prefeitura. Imagens obtidas pelo g1 mostram a situação no local (veja acima).
"Piscina não é aquário", disse a moradora.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O problema foi registrado no bairro Parque São Vicente. De acordo com a mulher, a piscina está esverdeada há aproximadamente 8 meses. Em relação aos peixes, estes foram colocados na água na metade deste ano, segundo ela.
A vizinha contou que os donos da casa moram no local. "É uma nojeira", disse ela, que ainda citou o aumento do número de mosquitos e outros insetos.
Piscina com água esverdeada e peixes dentro gera reclamação no litoral de SP
A moradora contou à equipe de reportagem que a situação tem prejudicado a população no entorno do imóvel, que estão assustados com os riscos de doenças. A mulher citou que um vizinho, diagnosticado com uma doença autoimune, contraiu recentemente dengue e chikungunya. "[Ele] foi parar no hospital e ficou 56 dias internado".
A mulher contou que não entende o motivo de terem colocado peixes dentro da piscina com a água suja. "O pessoal da [vigilância epidemiológica] veio aqui e não fez nada".
"O que adianta tanta campanha contra a dengue se quando se deparam com essa situação não fazem nada?", complementou.
Resposta
Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), disse que o imóvel é monitorado pela equipe de Controle de Vetores Municipal e recebe fiscalização zoosanitária.
A administração municipal informou que uma equipe realizou, em julho, uma vistoria no imóvel e não encontrou larvas de mosquitos transmissores de arboviroses. No entanto, o responsável foi orientado sobre as medidas de controle e prevenção.
Em agosto, durante uma nova fiscalização, foram encontradas larvas no imóvel, e o proprietário recebeu um auto de infração. Em setembro, a vistoria foi recusada, e em outubro, o imóvel estava fechado.
A Sesau disse que, de acordo com a situação encontrada e ausência de contribuição do responsável, seguirá com o auto infração.
Piscina com água esverdeada e peixes dentro gera reclamação em São Vicente (SP)
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Piscina com água esverdeada e peixes dentro gera reclamação no litoral de SP